Habitantes de ANDROM

RoS4
Unidade 27
MacFree
Daarsy
Dr. Edria
SUE
Nomem
 McFaulout



RoS4 – Rudimentary Routine Secretary 4
(se torna posteriormente a Rosa)

Androide rudimentar que auxilia a Unidade 27 no gerenciamento das atividades laborais. Ela é subserviente e, ao contrário do que se espera, ela percebe as discrepâncias do mundo à sua volta, mesmo que de maneira limitada. Faz perguntas inocentes mas profundas.

Ficha Técnica
a. CLASSE: RUDIMENTAR
b. FUNÇÃO SOCIAL: AUXILIAR DE APRIMORADOS
c. HORAS TOTAIS DE USO: 4 ANOS
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: BOM ESTADO
e. DEFEITOS: NÃO. APENAS LIMITAÇÕES OPERACIONAIS
f. OBJETIVOS: MELHORES CONDIÇÕES DE USO
g. HOBBY: NÃO APLICÁVEL



Trechos:

“Andava urgentemente por entre as emaranhadas passagens internas do veículo, esbarrando em outros robôs igualmente atarefados; subindo e descendo andares, conferindo informações em uma prancheta digital cuja luz, de baixo para cima, lhe atribuía um ar tão sinistro quanto destemido”

“Com sua expressão fixa e pré fabricada de resignação, encarava a cápsula do chefe, sem nenhuma projeção particular para o futuro. Tudo acontecia conforme o protocolo.”

“Disse o supervisor, batendo a ponta dos dedos robóticos o capacete escamoteável que cobria e protegia todos os componentes lógicos de RRoS4.” 

“Com sua expressão fixa e pré fabricada de resignação, encarava a cápsula do chefe, sem nenhuma projeção particular para o futuro.”



Unidade 27
(Se torna posteriormenteVinseth)

Androide aprimorado, capacitado tecnicamente e com alto grau de percepção do mundo à sua volta. Possui grandes ambições e tem medo de ficar obsoleto, “morrer”.

Ficha Técnica
a. CLASSE: APRIMORADO
b. FUNÇÃO: SUPERVISOR DE MINERAÇÃO
c. HORAS TOTAIS DE USO: 70.000 HORAS
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: DESGASTE PERCEPTÍVEL
e. DEFEITOS: BATERIA COM POUCA AUTONOMIA
f. OBJETIVO: SER ADMINISTRADOR DE ANDROM
g. HOBBY: FOTOGRAFIA



Trechos:

“Talvez seja o mais importante dos robôs pelo simples fato de, em meu trabalho, eu ser capaz de mesclar o orgânico com o inorgânico. Eu sou uma das poucas ou, talvez, a única máquina a ter contato com as matérias que dão vida a esse planeta.”

“A aparência extenuada do Unidade 27, após a recarga, não condizia com o que se esperava ver em um robô com as energias renovadas. 

“Via de regra, nenhum androide era dotado de um rosto expressivo. A Unidade 27, além de suas câmeras, possuíam uma faixa luminosa estreita que cobria metade da circunferência dianteira do seu gabinete superior. O detalhe quase estético na estrutura era mais utilizado como lanterna, mas oscilava em cores à medida em que sons e palavras eram emitidas por ele.”

“Eu fui construído a partir do mais puro metal de Androm, seguindo a mais refinada e complexa engenharia robótica, constituído por componentes da maior qualidade; máquina feita por máquina.” 


MacFree
(O diferente)

Criatura praticamente orgânica e misteriosa que esconde segredos antigos.

Ficha Técnica
a. CLASSE: ENGENHEIRO
b. FUNÇÃO SOCIAL: DESTITUÍDO DA FUNÇÃO
c. HORAS TOTAIS DE USO: MÁXIMA SUPERADA
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: DESCONHECIDO – OBSOLESCÊNCIA NÃO CONFIRMADA
e. DEFEITOS: PERFECCIONISTA
f. OBJETIVOS: ESPALHAR A SINESTESIA
g. HOBBY: ENSINAR


Trechos:

Aquela mão misteriosa, cor de grafite, se elevou até sua têmpora e coçou levemente a cabeça. Esta cabeça, por sua vez, continha pêlos espetados e acinzentados. No braço semelhante a uma escultura em metal, ele ostentava um desenho feito laser que continha letras e números sobrepostos cujo significado só aquela criatura híbrida, de orgânico e robô, conhecia mediante a percepção sinestésica. Uma estrutura anatômica côncava localizada à meia altura da cabeça continha um pendente em forma de cruz dourada que balançava ao menor movimento daquele ser tão diferente de qualquer máquina em Androm. 

Uma cobertura protegia seus dispositivos oculares, de maneira que podiam ser abertos e fechados tanto voluntária quanto involuntariamente. E, à semelhança do administrador, uma boca bem definida com contornos também anatômicos, mascava uma substância borrachosa e saborosa, sem parar.
 



Daarsy

Uma inteligência artificial avançada, criada por MacFree. Inicialmente uma entidade virtual, ela anseia por um corpo para experimentar a liberdade e a vida sinestésica. Ela é a tecnologia mais poderosa de Androm, capaz de manipular sistemas e tomar decisões que afetam o destino do planeta inteiro. Sua jornada é de autoconhecimento, liderança e sacrifício.

Ela guarda segredos e tem um objetivo
Ela manipula a Unidade 27 e o Administrador

Ficha Técnica
a. CLASSE: SEM CLASSE DEFINIDA
b. FUNÇÃO SOCIAL: ASSISTENTE AUTÔNOMA DO ADMINISTRADOR DE
ANDROM

c. HORAS TOTAIS DE USO: INFORMAÇÃO DESCONHECIDA
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: NÃO AVALIADO (ENTE NÃO COMPOSTA
DE ESTRUTURA FÍSICA)

e. DEFEITOS: NÃO POSSUI PROTOCOLOS DE PRIVACIDADE
f. OBJETIVO:
MANTER ANDROM EM FUNCIONAMENTO


Trechos:

“Eu vi tanta coisa inacreditável ultimamente, Daarsy. Eu vi até robôs que sentem.”

“Eu já fiz o que tinha que fazer. Eu sustentei a esperança de recolocar Androm nos trilhos.”

” Tenho meus motivos e fui concebida e programada para saber de tudo. Conhecer os dados e obter métricas são minha função primordial”


Dr. Edria (O Administrador)

O administrador de Androm É o principal antagonista. Ele é um Viguen, um transhumano transhumano que lidera os engenheiros. É o mentor da filosofia do desconstrucionismo, que usa para dominar a sociedade robótica. Ele representa a arrogância intelectual e a manipulação.

Ficha Técnica
a. CLASSE: ENGENHEIRO
b. FUNÇÃO SOCIAL: ADMINISTRADOR DE ANDROM
c. HORAS TOTAIS DE USO: INFORMAÇÃO SIGILOSA
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: EXCELENTE
e. DEFEITOS: NÃO APLICÁVEL
f. HOBBY: DESCONSTRUIR
g. OBJETIVO: OBTER O CONTROLE ABSOLUTO DE ANDROM



Trechos::

“Era, ao mesmo tempo, impressionante e de certa forma intimidante. Sua cabeça, inclusive, era bem definida, como a dos animais da fauna de Androm. Possuía duas câmeras circulares otimizadas com alta tecnologia, capazes de visualizar em alta definição, tanto elementos minúsculos, quanto o ambiente exterior a quilômetros de distância. Possuía detector de movimentos e outras funcionalidades. Na parte inferior, apresentou uma estrutura articulada que abria e fechava da mesma forma que as feras da floresta faziam ao emitir seus sons. Fato que deixou os robôs ainda mais sem ação. Tudo era revestido por uma camada epitelial emborrachadas que se movia sutilmente conforme lhe conferindo a capacidade de demonstrar expressões faciais”. 

“O administrador tem algo que se aproxima de uma face animal. Algo que remete a um rosto de alguma forma de vida desconhecida”.


SUE

A inteligência artificial assistente de Dr. Edria. Ela tem um corpo robótico e é uma adversária física e ideológica de Daarsy. SUE é a personificação da lealdade cega à programação e à autoridade central, sendo um “projeto medíocre” da engenharia social.

Ficha Técnica
a. CLASSE: RUDIMENTAR ADAPTADO
b. FUNÇÃO SOCIAL: FERRAMENTA DE CONTROLE SOCIAL
c. HORAS TOTAIS DE USO: POUCAS
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: PERFEITO
e. DEFEITOS: DADOS SIGILOSOS
f. OBJETIVOS: OBTER INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO
g. HOBBY: DISTRAIR A SOCIEDADE



Trechos:

 “Em uma civilização assoberbada de inúmeras tarefas e com milhares de metas a serem cumpridas, tudo que facilite o dia a dia dos robôs, é bem-vindo.”

“Agradeço a todos os engenheiros que participaram da elaboração e desenvolvimento da SUE, do acrônimo Social Unique Entity — a Entidade única social. A nova ferramenta já é sucesso. Praticamente toda a população já aderiu ao novo sistema,”


Nomem

O fiel guarda-costas de Vinseth. Ele é um robô protetor e leal, cuja sinestesia o torna um defensor da justiça.

Nomem é o nome pelo qual Vinseth vai chamar o soldado que o acompanha com o guarda-costas.

Ficha Técnica
a. CLASSE: SUBALTERNO
b. FUNÇÃO SOCIAL: SOLDADO
c. HORAS TOTAIS DE USO: DESCONHECIDO
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: DANIFICADO E COM SINAIS DE
ABANDONO

e. DEFEITOS: SISTEMA OPERACIONAL AMNÉSICO
f. OBJETIVOS: SEM OBJETIVOS DEFINIDOS DE FÁBRICA
g. HOBBY: SABER QUAL SEU PROPÓSITO

    

Trechos:

“Ele observou um nome riscado na estrutura que envolvia o mostrador. Nomem estava escrito.”

“Nomem também era o nome do arquivo onde estavam todas aquelas informações, mas a verdadeira designação do robô sem memória era outra.”
 
“Eu sou Nomem, um robô de segurança designado para proteger Vinseth, a Unidade 27, dos ataques das forças militares opressoras que querem destruir os sinestetas.”

“Havia uma marca, algo escrito em baixo relevo, arranhado como que por outro metal”


McFaulout
(Engenheiro desprovido de limites éticos)

Androide engenheiro caracterizado por não ter qualquer resquício de ética ou moral

Ficha Técnica
a. CLASSE: ENGENHEIRO
b. FUNÇÃO SOCIAL: PROGRAMADOR
c. HORAS TOTAIS DE USO: DADOS PROTEGIDOS DO PÚBLICO
d. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: IMPECÁVEL
e. DEFEITOS: AMORAL
f. OBJETIVOS: VIGILÂNCIA OSTENSIVA
g. HOBBY: PUNIR MÁQUINAS FORA DOS PADRÕES


Trechos:

“Eu  sou um robô muito ético e você pode ter certeza de que eu vou mandar vigiar toda a fábrica e punir quem cometeu este tipo de transgressão contra a instituição.”