GLOSSÁRIO
1. Sinestesia
Efeitos da substância capaz de despertar a sensibilidade em máquinas, puderam comprovar uma maravilhosa combinação de tudo que um ser vivo poderia sentir. A percepção do cruzamento de sentidos foi a aurora de um novo dia em que as máquinas descobriram uma nova maneira de interpretar o mundo à sua volta.
2. Dermax
Substância que causa a Sinestesia.
3. Cômputos sociais
Moeda de troca, dinheiro.
4. DCA
Central – Droid Conception Agency, a instituição responsável por criar todo aquele “ecossistema” – se é que se pode utilizar este termo para uma sociedade predominantemente inorgânica.
5. Subalternos
“Os Subalternos realizam, basicamente, o trabalho pesado e não especializado. Se houver algum risco, serão eles que vão oferecer sua carcaça a prêmio para a consecução das tarefas. Eles se comunicam em rede entre eles e com os aprimorados; têm acesso às atualizações que seus superiores ou proprietários mais avançados lhes permitem acessar. Possuem grau moderado de associação, o suficiente para perceber as mais variadas situações ao seu redor. – Mesmo assim, infelizmente, muitos não conseguem discernir ameaças sutis que margeiam a vida em Androm – completou a Unidade 27”.
6. Rudimentares
“Rudimentares possuem uma programação bem restrita. Não têm acesso aos melhores softwares e nem às atualizações de sistemas. No concernente aos materiais com os quais são construídos, não há controle de qualidade nem lei ou código de ética que regia a “vida útil” de um Rudimentar. Eles recebem a comunicação dos aprimorados e dos subalternos mas não se comunicam entre si e somente obedecem às ordens dos superiores, não cabendo a eles questionar coisa alguma. São considerados absolutamente descartáveis perante os Aprimorados e um tanto úteis de acordo com a percepção dos Subalternos.”
7. Aprimorados
Máquinas especializadas, como o você, são chamados de “aprimorados” e como a própria designação revela, vocês são especializados dentro de assuntos específicos, pois foram construídos e programados para tal atividade. Possuem autonomia para desenvolver-se por conta própria, e por isso, foram denominados inicialmente de “Aprimoráveis”. Vocês têm autorização para adquirir, criar e possuir outras máquinas.”
Abaixo dos Aprimorados, temos dois tipos de robôs: as máquinas Subalternas e as Rudimentares.
8. Engenheiros
Aprimorados dissidente que querem concretizar uma nova casta superior. Ao longo da história, diferentes gerações de Engenheiros puderam ser classificados de 3 maneiras: Chitons, Ferrugos, Lumens e Viguens. Technesiz foi o engenheiro responsável pela transição do comando dos Lumens para os Viguens.
1. “Sempre houve, em Androm, um pequeno grupo de andróides, cujos membros se destacavam dos demais pela magnitude de seu trabalho e pelo alcance de suas ideias. Estes são os robôs Engenheiros. Eles não constituem uma casta em si, mas um grupo autointitulado que passou a reivindicar uma qualidade superior às outras máquinas aprimoradas – mesmo tendo as mesmas características. Segundo eles mesmos afirmam, Androm deve ser guiada por robôs com maior capacidade intelectual do planeta. Somente aqueles andróides privilegiados com a habilidade de compreender conhecimentos diversos, seriam capazes de realizar uma boa gestão do planeta. Estes são os Engenheiros, os robôs mais interessados na compreensão da lógica que permeia a existência das máquinas.”
2. “Nós Engenheiros geralmente somos muito conhecidos, embora muitos não compreendem nossa forma única de associar tudo à nossa volta, nem a necessidade que temos de transformar aquilo que precisa ser mudado.”
3. “Era o conselho dos robôs transgressores e que ansiavam pela reformulação da sociedade e pela formalização da criação de uma casta própria para os Engenheiros.”
9. Lumens
Eles eram construídos predominantemente em fibra de carbono, cravejados de LEDs luminosos em partes do corpo, principalmente na cabeça, onde se destacavam as grandes oculares. Eles possuíam uma forte inclinação totalitária acreditavam eu um futuro idealizado, o que favorecia as ideias separatistas na sociedade das máquinas.
10. Ferrugos
Rígida carapaça metálica foi enferrujando ao longo do tempo.
11. Chitons
Os primeiros engenheiros chamados de Chitons, eram androides caracterizados pela estrutura externa em cores claras mas predominantemente branca, semelhante à madrepérola; de contornos suaves como um tecido esculpido em mármore polido.
12. Robotas
Termo pejorativo com que os engenheiro chamavam as classes inferiores.
1. Eles chamavam pejorativamente os mal fabricados de Robotas, enquanto os bem concebidos – principalmente os intelectuais – seriam sempre chamados de androides.
2. E no que se refere aos Robotas, não podemos falar em independência de ações, não podemos falar em liberdade ou descentralização, porque eles se tornam autodestrutivos e destroem o planeta. Nós, os engenheiros, temos por obrigação preservar o planeta para gerações futuras e não podemos permitir que máquinas estraguem Androm deliberadamente. Os Robotas – dizia Dr Edria, se referindo aos aprimorados, subalternos e rudimentares.
13. Sociedade de Androm
“Ao contrário do que se espera encontrar em um planeta vivo, havia naquele longínquo planeta, uma civilização não viva. Um aglomerado coletivo de seres, que até poderiam ser chamados de civilização – como eles mesmos se auto intitulavam – mas não eram vivos, apenas, existentes.”
14. Renegados
Robôs que vivem à margem da sociedade
1. “Havia também alguns poucos robôs que vagavam pelas zonas ermas de Androm. São os que habitam entre carcaças destruídas parcialmente, discos rígidos abandonados, partes danificadas e todo tipo de lixo eletrônico produzido pela civilização das máquinas.
2. “Os Renegados são poucos em relação ao quantitativo de robôs em Androm, mas muitos em números absolutos. Não são uma casta autointitulada como os Engenheiros. Ao contrário, deixavam de ser considerados, por seus semelhantes e pela sociedade em geral, pelo simples fato de apresentarem defeitos de fabricação ou defeitos que surgiam no decorrer da “vida útil”.
15. Sofisticados
Parte dissidente dos Chitons que também queriam se desvincular da sociedade, criando sua própria classe dominadora.
1. “Technezis desenvolveu grande apreço pela programação dos Sofisticados – subdivisão dos Chitons que não possuíam grandes e honoráveis objetivos, apenas se contentavam em encontrar interpretações para os códigos de programação original que fossem mais convenientes a eles mesmos. Veio dos sofisticados, a ideia que Technezis tinha, de se separarem dos aprimorados e a da criação da nova casta.”
2. Os Sofisticados haviam sido destruídos por MacFree mas suas idéias ressurgiram dentro das conclusões de Technezis.